segunda-feira, 6 de agosto de 2007

. mãos na massa .

Minha primeira experiência culinária ficou uma delícia! Com a folga de três dias que a Zilda, nossa secretária, ganhou com sua ida ao dentista, resolvi não adiar mais meus planos de aprender a preparar alguma coisa que necessite de um fogão.

Aliada ao plano inicial, juntei também a tendência a pratos leves e saudáveis. Claro, não apenas por uma questão de moda, mas principalmente por necessidade; preciso queimar dois pneuzinhos laterais. Sei que sem esforço fica difícil, então conciliei a necesssidade com alguns instantes de prazer e consciência leve. Dessa maneira, comprei meus ingredientes lights para uma lasanha. A minha primeira lasanha!

Já foi complicado achar a massa integral. Pareciam as últimas embalagens da prateleira, daquelas que estão lá desde a inauguração. Lógico, fui direto no prazo de validade. Juntei no carrinho o molho de tomate e creme de leite lights, presunto de peru e ricota fresca.

Na cozinha, local da mágica, juro pra vocês que nunca ví os olhinhos da minha mãe brilharem tanto. Era muita felicidade para essa senhora que tinha em sua maior frustração reconhecer a filha como uma mulher completamene ignorante no que pra ela é essencial em qualquer mulher.

Entre as instruções de quanto de sal, de quanto minutos no fogo e de camadas para o recheio, ela soltava indiretas do tipo: "hum, agora é lasanha, final de semana que vem vamos tentar outra coisa?", ou ainda "já sabe fazer lasanha, tá bom de aprender a fazer um café, certo?"

Como resultado, passamos o fim de semana à base de lasanha. Lembro até de ter conseguido fazer meu pai comer um pouquinho, já que ele não é muito chegado a esse tipo de comida. Taí outro que se viu feliz com a iniciativa da filha... Impressionante como aqui em casa se vai na contramão. A neta dele se forma em Direito na Mackenzie e ele parece mais contente com minha façanha gastronômica.

Acho que já sei porque resisti durante tanto tempo, era pressão demais. O bom é que hoje me sinto melhor comigo mesma, já dá para arriscar escutar mais piadinhas e conselhos em novas empreitadas. Já sei que não morro de fome; se não rolar mais nada, posso viver da minha lasanha até o final dos dias. Ou melhor, se rolar tamanho prazer como ao preparar e experimentar esse prato aqui, posso adiantar que daqui a pouco já dá pra casar*.

ps.: E que meus pais nem sonhem, mas se o tal 'casar' não rolar, que o 'ter meu próprio cantinho' substitua o plano oficial.

3 comentários:

Renata disse...

lasanhaaa!

meus pais tb ficaram no maior orgulho quando eu comecei a cozinhar.

agora eles só sentem orgulho quando eu lavo a louça depois, hahahaha

derson disse...

Meu deus mulher. Tu já é perfeita, e agora ainda sabe fazer lasanha!!!
Que homem pode resistir???

Anônimo disse...

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI!

Desculpe pela MEGA sumida, mas seu coment�rio n�o carrega todo aqui no pc da firma.

Eu tive de aprender a cozinhar na marra, quando mamis foi embora.

Arroz, feij�o e mistura � comigo mesmo... mas doces, tortas e quitutes sou uma nega�o hahahaha

bjos!